Comitê de Estudos B4 - Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência

O CIGRÉ-Brasil - Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, que tem por objetivo promover o intercâmbio e desenvolvimento técnico, tecnológico, e da engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição. O CE B4 é um dos seus 16 Comitês de Estudo, que como os demais conta com trabalho voluntário, e sua responsabilidade é tratar de assuntos ligados a HVDC e Eletrônica de Potência.

Escopo

As atividades do Comitê de Estudos B4 – Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência - tratam da transmissão em corrente contínua (CCAT) e equipamentos de eletrônica de potência aplicados em sistemas de transmissão CA (dispositivos FACTS), contemplando: especificação, aplicações, aspectos econômicos e qualidade de energia; planejamento, projeto, construção e testes; distribuição e transmissão; operação e desempenho; controle e proteção. Novas tecnologias associadas a conversores, semicondutores, configurações, controles e aplicações inovadoras, tais como as que utilizam conversores tipo fonte de tensão (VSC).

Estrutura

O CE B4 atualmente consiste em:

Ricardo Tenório

Coordenador: Ricardo Tenório

Empresa: ONS

Telefone: 21 3444-9476

E-mail: ricardo.tenorio@ons.org.br

Rogério Magalhães

Secretário: Rogério Magalhães de Azevedo

Empresa: Cepel

Telefone: 21 2598-6076

E-mail: azevedo@cepel.br

O comitê conta ainda com 38 Membros Regulares e 24 Observadores, de 30 entidades diferentes.

Atividades

O Study Committee SC B4 (internacional) tem atualmente 18 Working Groups em atividade (4 AG, 13 WG e 1 JWG). Nesse universo, há representantes brasileiros (do CE B4) em 11 desses grupos (61%).