.
newsletter - jan/2019
Missão
Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos  técnicos  aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.


Visão

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores

Competência Técnica, Ética, Transparência e Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados, Trabalho Voluntário com Profissionalismo.


Prof. José Sidnei e Nelson Martins recebem homenagem e o título de Membros Honorários do CIGRE-Brasil
Durante o jantar de encerramento e confrater-nização do Conselho Admi-nistrativo do CIGRE-Brasil, dois novos membros foram reco-nhecidos como honorários dados os seus relevantes trabalhos.
Leia mais.

Nelson Martins e o Prof. Sidnei recebem a homenagem de Josias Matos de Araujo, diretor-presidente do CIGRE-Brasil, durante o jantar de encerramento do ano do Conselho Administrativo. Da esq. para dir.: Nelson Martins, Prof. Sidnei, Celso Torino, Antonio Simões Pires, Josias Matos de Araujo e José Henrique Machado Fernandes.

Chamada de Trabalhos para a próxima Bienal de ParisEstamos iniciando o processo de preparação das Sinopses brasileiras para a Sessão Bienal 2020 que estará aberto até o dia 01 de Abril de 2019.

A  brochura Call for Papers CIGRE Session 48, contém os Temas Preferenciais dos 16 Study Committees, além da  Sample Page para preparação das Sinopses. 

O autor principal (supondo que haja mais de um) deve ser um membro individual ou um funcionário de um membro coletivo (empresa ou universidade). Já os coautores não precisam ser associados e podem ser de diferentes países. Neste caso, o documento é identificado como um “documento internacional”.

Um artigo deve enfocar apenas um assunto preferencial. Uma sinopse separada deve ser elaborada para cada proposta de trabalho. A sinopse - mínimo de 500 palavras - deve refletir os vários pontos a serem desenvolvidos no artigo.  Leia mais.

 

A Revista ELECTRA migra para Versão Digital - O Conselho de Administração do CIGRE Internacional aprovou, em agosto de 2018, a migração da cópia impressa para a versão digital da Electra, a partir de 2019, primeiro como versão PDF, através do e-CIGRE, migrando em 2020 para uma plataforma digital completa. Essa mudança produzirá economias muito significativas relativas aos custos de impressão e entrega, além dos benefícios adicionais de descarbonização, economizando quase 5 milhões de páginas de cópias entregues.
Por quase 100 anos, o CIGRE facilitou diretamente a colaboração técnica global e está em uma posição única para alcançar um público ainda maior com uma Electra renovada para atender ao escopo mais amplo e às práticas modernas do CIGRE. A Electra é uma publicação de assinatura do CIGRE e do setor de eletricidade que há muitos anos está voltada à ampliação do seu alcance, ao mesmo tempo em que permanece fiel à experiência de nossos membros. Leia mais.

 
Membros Honorários do CIGRE-Brasil:

Entrevista com Mário Santos

“As empresas privadas, naquela época em que já estava valendo a decisão política pela privatização do sistema, queriam que o Operador começasse com um presidente e uma diretoria que não viesse das estatais porque teoricamente viriam com os “vícios da estatal”, mas fomos lá com as “virtudes das estatais”, com nosso comprometimento com a sociedade e com a responsabilidade por um serviço público essencial para a dignidade humana”

 

Pernambucano nascido na capital, em 1938, o engenheiro Mário Fernando de Melo Santos foi o grande homenageado do XIV SEPOPE – Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica do CIGRE-Brasil. Isso porque, além do legado de amizades e afetos cultivados em 29 anos de CHESF ou nos anos em que esteve à frente do Operador Nacional de Sistemas, entre outras importantes passagens pelo Ministério de Minas e Energia, Eletronorte e pela Eletronorte e Eletrobras o senhor Mário Santos se viu, de forma recorrente, diante de processos de transformação do Sistema Elétrico Brasileiro, como se verá no seu relato. 
Formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Pernambuco, em 1962, realizou cursos de especialização na   Electricité de France (EDF) e em centros de controle de operação norte-americanos e
europeus, onde travou conhecimentos que seriam ampliados e animados a partir da intensa participação no CIGRE.

Em novembro de 2005, renuncia ao cargo do ONS para assumir a Presidência do Conselho Administrativo da Endesa, atual ENEL Brasil AS. Ao lado desta atividade, assume a presidência do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, onde implanta o primeiro plano estratégico da Memória da Eletricidade 2014-2020.

O que o senhor destacaria da sua experiência na CHESF e no sistema Eletrobras?

Considerando que o foco de sua entrevista é a estrutração do ONS, pediria licença para falar sobre minha trajetória na CHESF em uma oportunidade específica. Entretanto não poderia deixar de comentar meus 29 anos de CHESF, onde iniciei em meu primeiro emprego como engenheiro junior e cheguei a Diretor de Operações, cargo que exerci por mais de 11 anos até minha saídaEssa experiência deixou profundas e indeléveis marcas na minha formação, como engenhei-ro...   Confira.

 

Recebendo homenagem no XIV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, do diretor-presidente do CIGRE-Brasil, Josias Matos de Araujo e do diretor de operação da CHESF, João Henrique Franklin - foto de Wesley Dalmeida.

Em Memória a Prabha Kundur  - Foi com muito pesar que amigos e colegas do CIGRE-Brasil receberam a notícia do falecimento de Prabha Kundur no dia 09 de outubro de 2018.
Nascido em Bangalore, na Índia, em 1939, Prabha Shankar Kundur formou-se em Engenharia Elétrica, obtendo diploma de BE (1959) da Universidade de Mysore e diploma de ME (1961) do Indian Institute for Science. A partir de 1963 deu continuidade aos seus estudos no Canadá, por meio de uma bolsa da Comunidade das Nações, obtendo M.Sc. (1965) e Ph.D. (1967) em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade de Toronto.
Após a conclusão do seu doutorado, Prabha retornou à Índia para lecionar na Universidade de Bangalore. Em 1969, aceitou o cargo de engenheiro Analítico na Ontario Hydro, onde, por quase 25 anos, ocupou cargos de chefia de setor e de departamento de sistemas de controle, métodos analíticos e estudos especializados da Diretoria de Planejamento de Sistemas de Energia. Leia mais.

Próximos Eventos 


Minicurso de Máquinas Rotativas -
de 13 a 15 de março, Florianópolis-SC -Com apenas 30 vagas, o curso acontecerá no Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e tem como objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e boas práticas de monitoramento de vibração em máquinas rotativas para avaliação da sua condição. Maiores informações e a abertura das inscrições acontecerão em breve. Fique de olho no site do CIGRE-Brasil

Na foto: Uma das turbinas da usina hidrelétrica de São Domingos, no Mato Grosso do Sul (foto div. PAC-Ministério do Planejamento, 2012).
Workshop/Tutorial sobre HVDC e FACTS  - O Comitê de Estudos B4 do CIGRE-Brasil realizará nos dias 09 e 10 de abril, no Cepel. O primeiro dia será dedicado a um Tutorial sobre Transmissão em Corrente Contínua e equipamentos FACTS apresentando a contínua evolução destas tecnologias, do LCC a VSC. No segundo dia, será realizado um Workshop de apresentações e mesa redonda com os principais fabricantes da área.

Veja informações detalhadas e inscrições no site do evento.

XVIII ERIAC - Encontro Regional Ibero- Americano do CIGRE encerra no próximo dia 28 de janeiro o prazo para o envio dos Artigos Completos - O XVIII ERIAC acontecerá entre os dias 19 e 23 de maio de 2019, em Foz do Iguaçu, PR. Realizado desde 1987 nos países da tríplice aliança, o ERIAC tem como idiomas oficiais o espanhol e o português e se reali-
za de dois em dois anos, a partir do rodízio entre os CIGRE Paraguai, Argentina e Brasil. 
No dia 29/03/2019 serão divulgados os artigos completos. Para maiores informações, acesse o 
site do evento.
Está aberta a Chamada de Trabalhos para o XIII SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos - Evento tradicional da comunidade de automação de sistemas elétricos, o SIMPASE é promovido pelos Comitês de Estudo B5 de Proteção e Automação, C2 de Operação e controle de Sistemas e D2 de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos. 
Os artigos apresentados devem ser inéditos e pertinentes aos temas Preferenciais do XIII SIMPASE. O modelo para o resumo e todas as instruções estão disponíveis no folder ou no  site do evento. Os resumos devem ser enviados até o dia 11 de março.
XXV SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica acaba de divulgar os  Resumos Selecionados. Seus autores  terão até o dia 30 de abril para enviar ao Comitê Técnico do evento, os seus Informes Técnicos.
Promovido a cada dois anos pelo CIGRE-Brasil em parceria com uma grande empresa do setor, o SNPTEE é um dos maiores eventos do setor elétrico brasileiro. 
Sua 25a edição acontecerá em parceria com a CEMIG, em Belo Horizonte-MG, nos dias 10 a 13 de novembro de 2019. Neste momento, estão sendo oferecidas Cotas Extras para patrocínio do coquetel e do jantar. Seja nosso parceiro, acesse o Caderno de Patrocínio e o   site do evento, para informações detalhadas. 
AGENDA

 ( www.cigre.org.br/eventos)



Minicurso de Monitoramento de Máquinas Rotativas -
13 a 15 de março, Florianópolis, SC. 

II SNCESF 2019 - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar FotoVoltaica 
- 19 de março - Belém-PA. 


Workshop e Tutorial 2019 – Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em Contínua Evolução em HVDC e FCTS
– 9 e 10 de abril – Rio de Janeiro-RJ.

 

XVIII ERIAC - Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRE- 19 a 23 de maio - Foz do Iguaçu - PR.

XIII SIMPASE - Simpósio de Automação em Sistemas Elétricos - 
16 de setembro, Recife - PE.


XXV SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - 
10 a 13 de novembro - Belo Horizonte - MG.



Cara(o) Associada(o), 



É com satisfação que o convidamos para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 26 de abril de 2019, de acordo com o Edital de Convocação, abaixo.

Ressaltamos que nesta Assembleia, além da apreciação do Relatório e do Balanço Anual da Diretoria, ocorrerá também a eleição da Diretoria Executiva e dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal do Comitê Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica–CIGRE-Brasil, para o quadriênio 2019-2023.

Para o processo da mencionada eleição, solicitamos sua especial atenção para as seguintes datas:

  • Abertura do período para a inscrição de chapas: 28/01/2019;
  • Prazo final para a inscrição de chapas: 25/02/2019;
  • Comunicação das chapas inscritas: 26/02/2019;
  • Assembleia Geral Ordinária e Eleição: 26/04/2019.

Destacamos ainda que as disposições que regem as eleições estão estabelecidas nos Artigos 18, 19 e 36 do Capítulo IV do Estatuto em vigor, o qual poderá ser consultado no site de nossa Instituição. Os votos podem ser dados eletronicamente, por correspondência, pessoalmente ou por procuração durante a Assembleia Geral.

Por fim informamos que procedimentos a serem seguidos para a votação e apuração do resultado da eleição serão divulgados a todos os associados até o dia 27/03/2019.

 

Cordiais Saudações,

Antonio Carlos Barbosa Martins
Secretário Executivo do CIGRE-Brasil

CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 

Em conformidade com os termos do Capítulo IV do Estatuto do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - CIGRÉ-Brasil, estão convidados os sócios, em pleno gozo de seus direitos, para a 44ª Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 26 de abril de 2019, na sede da entidade, na Praia do Flamengo, 66 – Bloco B – Salas 408 a 411, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Esta AGO deverá deliberar sobre: a) Relatório Anual da Diretoria; b) Balanço Anual; c) Eleição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o período 2019 - 2023; d) Outros assuntos de interesse da Sociedade. A Assembleia deliberará em primeira convocação às 09 horas, com no mínimo 1/3 (um terço) dos associados em pleno gozo de seus direitos, e em segunda convocação, uma hora depois, com qualquer número de associados.

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2019

Josias Matos de Araujo
Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil

A Renovação da sua Anuidade poderá ser feita pelo boleto que está sendo enviado, por email e correio. Caso tenha alguma dúvida, pedimos a gentileza de entrar em contato com a Sra.Verônica Santos, pelo telefone 2556 5929 ou pelo email secretaria@cigre.org.br.
Conselho Editorial:
Antonio Simões Pires-CIGRE-Brasil-Eletronorte
Antonio Carlos Barbosa Martins - CIGRE-Brasil
Natasha de Decco - CIGRE-Brasil
Flávia Salazar Salgado-CIGRE-Brasil



Foto: 
Cabele Mendes - Torres de Transmissão 1
- Campina Grande do Sul - PR.

Colaborou com esta edição:
Verônica Santos

 


Facebook
LinkedIn
YouTube
Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com CIGRÉ-Brasil. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
This message was sent from comunicacao@cigre.org.br to comunicacao@cigre.org.br
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B - salas 408 a 411- Flamengo, Rio de Janeiro, RJ 22210-903, Brazil


Update Profile/Email Address | Forward Email | Report Abuse
Você desligou o player de parágrafo. Você pode ligá-lo novamente na página de opções.