.
Newsletter - Fevereiro de 2019
Missão
Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos  técnicos  aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.


Visão

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores

Competência Técnica, Ética, Transparência e Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados, Trabalho Voluntário com Profissionalismo.


O novo número da Revista EletroEvolução está saindo - A previsão é que em meados de março os exemplares impressos sejam entregues nas casas dos sócios coletivos (empresas e universidades) e dos sócios(as) da categoria individual I. Como sempre, as categorias individual II (mais jovens dos que 35 anos) e estudantes terão acesso digital à íntegra da revista, pelo site do CIGRE-Brasil.
Este número da Revista EletroEvolução traz a memória da Itaipu Binacional que, prestes a completar 35 anos, está entre as maiores geradoras do mundo. Foi em 1984 que se iniciou o processo de geração de energia com 277 mil megawatts-hora e que, hoje, passadas três décadas, encontra-se no seu auge, chegando a 2,6 bilhões de megawatts-hora.
Além das notícias detalhadas sobre os últimos eventos, a revista traz artigos selecionados do XXIV SNPTEE e da última Bienal. Leia mais.

Artigo técnico brasileiro é premiado na Bienal 2018 e será publicado na Revista CIGRE Science & Engineering - O Engenheiro Rafael de Oliveira Fernandes, do ONS e membro do CE B5, teve o seu artigo “ Power Swing Blocking and Tripping: Brazilian Study Case” escolhido como o melhor artigo técnico apresentado na Sessão Técnica do SC B5 na Bienal 2018 do CIGRE. O artigo será publicado na edição de fevereiro de 2019 da Revista CIGRE Science & Engineering, junto com os melhores artigos de cada Comitê de Estudos apresentados na Bienal 2018. Leia mais.

Faltam poucos dias para o Minicurso de Monitoramento de Máquinas Rotativas - O Comitê de Estudos de Máquinas Rotativas - CE A1 promove, com o apoio da empresa AQ Tech, o Minicurso de Monitoramento de Máquinas Rotativas, nos dias 13 a 15 de MarçoO objetivo do curso é apresentar os principais conceitos, técnicas e boas práticas de monitoramento de vibração em máquinas rotativas para avaliação da sua condição. Saiba mais.

II SNCESF - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica -  A acontecer em Belém do Pará no dia 19 de março, o seminário pretende realizar o balanço da evolução tecnológica da energia solar fotovoltaica, a difusão do estado da arte da pesquisa e do desenvolvimento, bem como a prospecção dos avanços científicos e industriais relacionados.  Leia mais .

Workshop e Tutorial de Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em contínua evolução em HVDC e FACTS - dias 9 e 10 de abril - Motivado pela necessidade de utilização da energia produzida pelas grandes usinas hidrelétricas planejadas entre as décadas de 1970 e 1980 e situadas em locais distantes dos principais centros consumidores do Brasil, o desenvolvimento de aplicações de transmissão de energia elétrica em HVDC foi iniciado no país.  Leia mais.

A História Recente da Geração e da Transmissão pelo olhar de Mário Miranda
Formado em Engenharia Elétrica pela UNIFEI (a Universidade Federal de Itajubá), com especialização em Administração pela USP, Mário Miranda começou a sua carreira na Eletronorte, onde ficou de 1977, o ano em que se formou, até 2013. Nesses 36 anos Mário Miranda pode participar da mudança do perfil energético da região amazônica "do problema termelétrico regional à solução energética nacional".
Poderia nos contar como foi sua experiência na Eletronorte e como, daquele contexto,  percebeu as mudanças do setor elétrico brasileiro?


À época, as grandes empresas se dirigiam às universidades para selecionar os futuros engenheiros e, em contrapartida, estes também tinham a empresa de escolha, era um casamento de mútua atração. Dentre as opções de melhores, decidi pela Eletronorte, face estar em fase inicial de constituição, com futuro promissor em ambiente desafiador e foi exatamente o que ocorreu. Comecei na primeira hidrelétrica da Amazônia, a 
UHE Coaracy Nunes e fui também o 1º gerente regional. Depois, na UHE Tucuruí, coordenei o comissionamento da usina e da Subestação de 500 kV. Leia aqui a entrevista.

 

Em, 2014, Mário Miranda assume a
presidência da ABRATE.

Nota de Pesar pela partida do eng.Freddy Keuller

Prezados,
com muito pesar, gostaria de comunicar aos antigos sócios do CIGRE Brasil, o falecimento, ocorrido no dia 09 e fevereiro,  do meu pai que foi muito ativo no CIGRE, durante sua linda carreira profissional na VIFOSA/ELECTROVIDRO, até 1996, o Eng. Freddy Keuller.

Ele sempre me relembrava os excelentes momentos que tinha passado com outros membros.
Tenho certeza que ele que contribuiu muito para o desenvolvimento do CIGRE no ramo de isoladores para Linhas de Transmissão de Energia.
Agradeço de coração o carinho, o profissionalismo, a ética e toda contribuição de cada um que teve a oportunidade de trabalhar com ele. Que descanse em paz...

Segue uma foto para que relembrem a serenidade que ele transmitia como pai e com certeza como profissional.
Abraços em todos que o conheceram
Agradeço a atenção,

Eng. Jean-Christophe KEULLER
Diretor de Vendas América Latina
jean.keuller@sediver.com


Chamadas de Trabalhos

Está aberta até 11 de março, a Chamada de Trabalhos do XIII Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos - O SIMPASE é um evento tradicional da comunidade de automação de sistemas elétricos. Promovido pelo CIGRE-Brasil através dos Comitês de Estudos B5 de Proteção e Automação, C2 de Operação e Controle de Sistemas e D2 de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos, o SIMPASE tem se caracterizado como foro ideal para debates de assuntos destas áreas. Veja temário e   instruções.
CIGRE Session 48 - Está aberto até o dia 01 de abril o processo de preparação das Synopses brasileiras para a Sessão Bienal 2020.
Acesse a brochura Call for Papers CIGRE Session 48, contém os Temas Preferenciais de cada um dos 16 Comitês de Estudo do CIGRE. 
Não deixe de acessar também a Sample Page para preparação das sinopses e as instruções que já foram enviadas aos associados que orientam a forma de nominar os arquivos de cada sinopse, assim como indicam para quem as sinopses devem ser encaminhadas.
O coautor responsável deve ser membro individual do CIGRE ou funcionário de um membro coletivo (empresa ou universidade). Não é necessário que os(as) coautores(as) sejam associados(as), podendo ser, inclusive de outros países. Neste caso seu documento será identificado como 'documento internacional'.
Cada artigo de, no mínimo 500 palavras deve enfocar apenas um assunto preferencial. Uma sinopse separada deve ser elaborada para cada proposta de trabalho. Veja as orientações enviadas.

Seja um Patrocinador

XVIII ERIAC - Encontro Regional Ibero- Americano do CIGRE convida a sua empresa a participar da EXPO ERIAC - Entre os dias 19 e 23 de maio acontecerá em Foz do Iguaçu, sob a organização da Itaipu Binacional, mais de 350 artigos técnicos serão apresentados para um público de aproximadamente 600 participantes de países como Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha, EUA e Itália.
Veja, no Caderno de Patrocínios - XVIII ERIAC, a Cota ideal para a sua empresa e tenha sua logomarca divulgada no site do evento. 

Cotas Extras de Patrocínio para um dos maiores eventos do setor elétrico brasileiro -
 O SNPTEE reúne os principais agentes do setor e os mais influentes profissionais nos aspectos técnicos e de gestão das empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.
A acontecer na ExpoMinas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 13 de novembro, a 25a edição do SNPTEE espera repetir e superar o êxito da última edição que contou com 3000 participantes, 85 empresas patrocinadoras e 77 expositores. Acesse o Caderno de Patrocínio - XXV SNPTEE.

AGENDA

 ( www.cigre.org.br/eventos)

Minicurso de Monitoramento de Máquinas Rotativas - 13 a 15 de março, Florianópolis, SC. 

II SNCESF 2019 - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar FotoVoltaica 
- 19 de março - Belém-PA. 


Workshop e Tutorial 2019 – Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em Contínua Evolução em HVDC e FCTS
– 9 e 10 de abril – Rio de Janeiro-RJ.

 

Workshop sobre Aplicações Práticas em Barramentos de Processos - 7 e 8 de maio - Rio de Janeiro - RJ.


XVIII ERIAC - Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRE-
19 a 23 de maio - Foz do Iguaçu - PR.

Interação do Setor Elétrico Brasileiro - SEB com Comunidades Tradicionais: Lições do Passado e Perspectivas de Futuro - 29 de maio - Brasília - DF.

I SINTRE - Seminário Ibero-Americano da Qualidade da Regulação e Transmissão - 23 e 24 de junho - Brasília - DF.

FIEE Smart Future - 23 a 26 de junho - São Paulo - SP.

Electricity for All
- 20 e 21 de agosto - Rio de Janeiro - RJ.

XIII SIMPASE - Simpósio de Automação em Sistemas Elétricos - 
16 de setembro, Recife - PE.


XXV SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - 
10 a 13 de novembro - Belo Horizonte - MG.


Cara(o) Associada(o), 



É com satisfação que o convidamos para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 26 de abril de 2019, de acordo com o Edital de Convocação, abaixo.

Ressaltamos que nesta Assembleia, além da apreciação do Relatório e do Balanço Anual da Diretoria, ocorrerá também a eleição da Diretoria Executiva (veja Plataforma de Atuação da Chapa criada) e dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal do Comitê Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica–CIGRE-Brasil, para o quadriênio 2019-2023.

Para o processo da mencionada eleição, solicitamos sua especial atenção para as seguintes datas:

  • Abertura do período para a inscrição de chapas: 28/01/2019;
  • Prazo final para a inscrição de chapas: 25/02/2019;
  • Comunicação das chapas inscritas: 26/02/2019;
  • Assembleia Geral Ordinária e Eleição: 26/04/2019.

Destacamos ainda que as disposições que regem as eleições estão estabelecidas nos Artigos 18, 19 e 36 do Capítulo IV do Estatuto em vigor, o qual poderá ser consultado no site de nossa Instituição. Os votos podem ser dados eletronicamente, por correspondência, pessoalmente ou por procuração durante a Assembleia Geral.

Por fim informamos que procedimentos a serem seguidos para a votação e apuração do resultado da eleição serão divulgados a todos os associados até o dia 27/03/2019.

 

Cordiais Saudações,

Antonio Carlos Barbosa Martins
Secretário Executivo do CIGRE-Brasil

CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 

Em conformidade com os termos do Capítulo IV do Estatuto do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - CIGRÉ-Brasil, estão convidados os sócios, em pleno gozo de seus direitos, para a 44ª Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 26 de abril de 2019, na sede da entidade, na Praia do Flamengo, 66 – Bloco B – Salas 408 a 411, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Esta  A.G.O. deverá deliberar sobre: a) Relatório Anual da Diretoria; b) Balanço Anual; c) Eleição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o período 2019 - 2023; d) Outros assuntos de interesse da Sociedade. A Assembleia deliberará em primeira convocação às 09 horas, com no mínimo 1/3 (um terço) dos associados em pleno gozo de seus direitos, e em segunda convocação, uma hora depois, com qualquer número de associados.

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2019

Josias Matos de Araujo
Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil

Renove a sua Anuidade e receba o seu e-Card - Sua renovação poderá ser feita pelo boleto que está sendo enviado, por email e correio. 
A renovação dos sócios estudantes deve ser realizada a partir do envio de comprovante atualizado da sua instituição de ensino.
Caso tenha alguma dúvida, pedimos a gentileza de entrar em contato com a Sra.Verônica Santos, pelo telefone 2556 5929 ou pelo email secretaria@cigre.org.br.
O CIGRE-Brasil está nas Redes - Acompanhe as informações sobre nossos eventos e publicações, assim como as entrevistas com agentes expressivos do setor elétrico brasileiro, pelas redes sociais.

Clique nos ícones abaixo, do Facebook, LinkdIn, Instagram ou Youtube e receba nossas informações na rede que mais utiliza.

Você também pode acompanhar as comunicações do XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica pelo Instagram ou Facebook

Fique por dentro!
Conselho Editorial:
Antonio Simões Pires-CIGRE-Brasil-Eletronorte
Antonio Carlos Barbosa Martins - CIGRE-Brasil
Natasha de Decco - CIGRE-Brasil
Flávia Salazar Salgado-CIGRE-Brasil

Diagramação Digital:
Gabriel Serafim




Foto (fragmento): 

 Nilton Ramos Quoirin – Caixa Espiral – Itaipu Binacional – Foz do Iguaçu/PR-Hernandarias/Paraguai.

Veja aqui fotos de Nilton Ramos Quoirin.


Colaborou com esta edição:
Verônica Santos

 


Facebook
LinkedIn
YouTube
Instagram
Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com CIGRÉ-Brasil. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
This message was sent from comunicacao@cigre.org.br to comunicacao@cigre.org.br
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B - salas 408 a 411- Flamengo, Rio de Janeiro, RJ 22210-903, Brazil


Update Profile/Email Address | Forward Email | Report Abuse