Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

23 de fevereiro de 2018
Conselho de Administração realiza sua 5a Reunião na Atual Gestão

No dia 01 de dezembro de 2017, aconteceu a sua 2a reunião anual e 5a reunião da atual gestão do Conselho de Administração do CIGRÉ-Brasil.

Saulo Cisneiros - diretor técnico, Flavia Serran - secretária executiva, Josias Matos de Araujo - diretor presidente, Jocílio Tavares de Oliveira - diretor financeiro, Antonio Pires - diretor de assuntos corporativos.

Entre os assuntos tratados estiveram o equilíbrio financeiro da instituição no exercício de 2017, apresentadas por Jocílio Tavares de Oliveira, o diretor financeiro do CIGRÉ-Brasil, o andamento do Plano Estratégico e Desenvolvimento (PED) e as estratégias adotadas pela atual diretoria para a intensificação das parcerias institucionais nacionais e internacionais.

Com relação às parcerias internacionais Josias Matos de Araujo, diretor presidente, destacou a associação do CIGRÉ-Brasil ao GEIDCO - Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization. Ainda no sentido da ampliação das relações internacionais do CIGRÉ-Brasil, a eleição do conselheiro Márcio Szechtman para o Technical Committee foi lembrada e parabenizada por José Henrique Machado Fernandes, conselheiro e ex-diretor presidente do CIGRÉ-Brasil. Ainda sobre as participações internacionais, Saulo Cisneiros, diretor técnico do CIGRÉ-Brasil, destacou o esforço dos coordenadores dos 16 Comitês de Estudo no sentido de indicar novos membros para os Working Groups e para a sua participação efetiva nas Brochuras Técnicas e nos eventos internacionais do CIGRÉ. Dalton Brasil, conselheiro e coordenador do CE C4 de Desempenho de Sistemas Elétricos, ressaltou que o sistema de videoconferência vem auxiliando as reuniões de cada Comitê de Estudos, na medida em que permite que mais membros participem à distância, com boa qualidade de comunicação. O que foi complementado com a informação da implantação adicional do WebEx no sistema que vem colaborando também para a realização das reuniões administrativas e de produção de eventos.

Flavia Serran, secretária executiva do CIGRÉ-Brasil apresentou o resultado do esforço coletivo dos coordenadores dos Comitês de Estudo, da diretoria e da equipe do CIGRÉ que gerou o incremento de 13% do total de associados e associadas, sendo 125% maior o número de sócios individuais I, 34% maior o número de individuais II (de até 35 anos) e 200% maior o número de empresas e universidades associadas, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao lado do incremento do número de associados e associadas, no entanto, o conselheiro Dalton Brasil chama atenção para o necessário incremento da participação dos associados nos Comitês de Estudo nacionais e internacionais.

Antonio Pires, diretor de assuntos corporativos, chamou atenção para o novo Conselho Editorial da Revista EletroEvolução que tem garantido contribuições importantes dos Comitês de Estudo, registrando ainda a importância de incrementarmos a produção nacional de Brochuras Técnicas. O diretor chamou atenção também para a participação do CIGRÉ-Brasil junto a Consulta Pública 33 de MPE que foi publicada como en -carte da última EletroEvolução (dez/2017), o que teve sua importância endossada pelos conselheiros Luiz Frade e Celso Torino como um marco e um exemplo do que o CIGRÉ-Brasil pode e deve fazer a fim de contribuir de forma significativa para o país.

Os Fóruns dos Jovens e das Mulheres também foram apresentados por Antonio Pires e pelo Comitê Organizador deste último que, presente e representado por Carla Damasceno avaliou junto ao Conselho Administrativo os resultados do seu primeiro encontro, no dia 25 de outubro, durante o SNPTEE. No jantar de confraternização que fechou o dia de trabalho do Conselho, dois importantes colaboradores do CIGRÉ-Brasil receberam a homenagem e o reconhecimento como Membros Honorários: Iony Patriota de Siqueira e Paulo Gomes.

 

Iony Patriota Siqueira é atualmente o chairman do Study Committee B5 - Protection and Automation do Comitê Internacional. É engenheiro profissional com mais de 35 anos de experiência em várias áreas da indústria de serviços, além de orador e escritor frequente da revista Proteção, Automação e Controle e dos eventos e congressos do IEEE e do CIGRÉ. Além de membro ativo do CIGRÉ-Brasil, participa da IEC e do IEEE Power & Energy Society sendo também professor de pós-graduação em administração e engenharia na UFPE e UPE, no Brasil. Sua nova condição de membro honorário do CIGRÉ-Brasil é resultado do importante trabalho que vem desenvolvendo junto ao Comitê Nacional Brasileiro no IEC TC 57, além do Working Group 10 sobre Gestão de Sistemas de Energia e Troca Associada de Informação, coordenador do Study Commitee B5 sobre Proteção e Automação, entre outros trabalhos realizados no âmbito da Proteção e Automação e da Sustentabilidade Energética. Autor de quatro livros sobre Engenharia, Gestão Industrial e Pesquisa de Operações, atualmente ele é o Presidente e CEO da TECNIX E.A.R. Ltda.

Paulo Gomes trabalhou na ELETROBRÁS de 1974 a 1996 onde exerceu diversas funções, tendo coordenado vários Grupos de Trabalho no GCOI. Desde 1999 trabalha no ONS como assessor da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação. É membro ativo do CIGRÉ tendo recebido os prêmios de Technical Committee Award em 2008 e de Distinguished Member em 2014, ambos pelo Comitê Internacional, além de ser elevado a sócio honorário, no último dezembro pelo CIGRÉ-Brasil. Foi, ainda, special reporter das últimas duas Sessões Bienais do CIGRÉ.



CIGRÉ-Brasil
16/1/2018