Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

20 de setembro de 2018
CIGRÉ-Brasil celebra Convênios de Cooperação Institucional

Diferentes convênios institu-cionais têm sido celebrados pela atual diretoria, no sentido de promover o desenvolvimento de parcerias bilaterais e atividades conjuntas relacio-nadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação - P&D&I, no treinamento espe-cializado para empresas do Sistema Elétrico Brasileiro.
Foi assim com o GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (foto acima) que se reuniu com a diretoria do CIGRÉ-Brasil, no início de abril. Criado em 1997 com o objetivo de desenvolver pesquisas e análises econômicas sobre o Setor Elétrico Brasileiro e mundial, o GESEL vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre diferentes temas, mas com uma transversalidade centrada em inovações regulatórias.Sua produção científica se dá através de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Programa da ANEEL (P&D) que resultam em Relatórios Técnicos e livros, bem como através da série Textos de Discussão do Setor Elétrico. Outra linha de ação importante do GESEL são os eventos acadêmicos de seminários nacionais e internacionais, workshops e palestras que tem o objetivo de criar um espaço de aproximação e articulação dos organismos, que formam o marco institucional do setor (MME, ONS, EPE, ANEEL, CCEE, BNDES), com os principais Grupos Empresarias, buscando assim contribuir para o aprimoramento das decisões vinculadas direta e indiretamente à política, ao planejamento, à regulação e ao modelo de financiamento do setor elétrico do país.

No âmbito do último SNPTEE, em outubro do ano passado as tratativas do diretor-presidente do CIGRÉ-Brasil, Josias Matos de Araujo com o Sr. Li Peng, em convênio de cooperação com a GEIDCO - a Organização de Desenvolvimento e Cooperação em Interconexão de Energia Global.  A GEIDCO é uma organ
ização internacional sem fins lucrativos dedicada a promoção e ao desenvolvimento da energia sustentável, a partir do sistema Global Energy Interconnection (GEI) que visa atender à demanda global por eletricidade sustentável e socialmente responsável.

GEIDCO tem cerca de 350 membros, de 40 países e regiões, dentro os quais: State Grid Corporation da China, a China Southern Power Grid Company, a Eletrobras, a Korea Electric Power Corporation (KEPCO), a Terna, a Redes Energéticas Nacionais (REN), a General Electric (GE), a Siemens. AG, Hitachi, Huawei, ABB, Accenture, e etc. Também instituições financeiras como Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), Banco de Desenvolvimento da China, Morgan Stanley, Banco Santander.

A GEIDCO tem, ainda, estabelecido relações estratégicas com dezenas de países e organizações regionais, incluindo os ministérios de energia do Egito, Mongólia, Cazaquistão e Etiópia. Visando promover conjuntamente a interconexão global da rede, a GEIDCO tem, também, assinado acordos de cooperação com várias organizações internacionais, como o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (ESCAP), a União Africana (UA), a Liga dos Estados Árabes (LAS), o Conselho de Energia Elétrica da CIS, a Autoridade de Interconexão do Conselho de Cooperação do Golfo (GCCIA), a Associação Internacional de Hidro Energia (IHA).

Outro convênio importante, diz respeito a participação do CIGRÉ-Brasil na 30ª edição da FIEE – FEIRA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA ELÉTRICA, ELETRÔNICA, ENERGIA E AUTOMAÇÃO que acontecerá de 23 a 26 de julho de 2019 no Centro de Eventos São Paulo Expo (antigo Imigrantes). O evento é promovido e organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e reunirá todo mercado de energia elétrica do país em quatro dias de conteúdo, apresentações, novidades, experiências, soluções e produtos. 

Em sua última edição, a FIEE reuniu mais de 50.000 visitantes em um espaço de 30.000 m2 de exposição, com 350 expositores e mais de 100 empresas internacionais advindas dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Turquia, Austrália, China e Índia. 

Para 2019, a FIEE contará com a FIEE Energy, um evento matriz do setor energético que reunirá todo o mercado de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia em mais de 12.000m2 para apresentação de soluções, serviços e produtos voltados para as tendências e tecnologias que estão revolucionando o mercado de energia. 



CIGRÉ-Brasil
22/5/2018