Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

20 de setembro de 2018
I SIAC - Seminário Iberoamericano do CIGRE inaugura atividades do CIGRE-Colômbia

Realizado em Medellín, Colômbia, entre os dias 28 e 29 de Maio de 2018, o I SIAC tratou do tema Novos Horizontes do Setor Elétrico e Desafios para a Colômbia.

Promovido pela Região Iberoamericana do CIGRE (RIAC) e organizado pelo recém-criado Comitê Nacional (CN) Colombiano do CIGRE, o evento contou com a presença do diretor-presidente e do secretário executivo do CIGRÉ-Brasil, Josias Matos de Araujo e Antonio Barbosa, além do coordenador do Comitê de Estudos C1 de Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia do CIGRÉ-Brasil, Valdson Simões de Jesus.

A RIAC é a Região  Iberoamericana do CIGRÉ, uma organização que congrega os CIGRÉs de região (América Latina, Portugal e Espanha). Há 30 anos, a RIAC tem organizado o ERIAC (Encontro Regional Iberoamericano do CIGRE) sempre no mês de maio dos anos ímpares e na área de Foz do Iguaçu, intercalando sua sede entre os Comitês Nacionais dos países fronteiriços Argentina, Brasil e Paraguai. Trata-se de evento semelhante às Bienais do CIGRE, na França, embora em menor escala.

Diferentemente do já tradicional ERIAC, o I SIAC inicia uma nova etapa para a RIAC de eventos organizados em maio dos anos pares, em diferentes países, sob um tema de convocação, em lugar de temas preferenciais de interesse regional para as 16 disciplinas de estudo do CIGRE.

Em particular, foi muito importante apoiar o CIGRE-Colômbia neste seu primeiro evento, para o qual tivemos a presença do Secretário Executivo do CIGRE, eng. Philippe Adam.

Apoiando o CIGRÉ-Colômbia em sua primeira realização e compondo a Mesa de Abertura do evento, estiveram o secretário executivo do CIGRE Internacional, Philippe Adam, o diretor presidente do CIGRÉ-Brasil, Josias Matos de Araujo que descreveu as atividades do comitê brasileiro, além de Jorge Nizovoy, presidente da RIAC.

O Coordenador do Comitê Técnico C1 de Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia - Valdson Simões de Jesus, realizou duas palestras. A primeira, intitulada The future of reliability in light of new levels of flexibility offered by customers and system operators, que tratou dos resultados do WG C1.27 e, a segunda, com o título Review of Large City & Metropolitan Area power system development trends taking into account new generation, grid and information technologies que tratou dos resultados do JWG C1/С4.36,  grupo em que atuou como mediador/convenor.

Maria Nohemi Abolede Arango, presidente do recém-criado CIGRÉ-Colômbia, que não escondia sua satisfação e orgulho diante do primeiro evento do seu Comitê Nacional, recebeu a todos com muito afetuosidade e atenção.

O I SIAC teve a presença de 90 participantes, e contou com 15 palestras e um Painel sobre os desafios do setor elétrico da Colômbia no cenário atual de novas fontes intermitentes de energia e de novos agentes.

Medellín, a cidade que acolheu nosso evento, é a segunda maior da Colômbia, com mais de três milhões de habitantes é a capital do departamento de Antioquia e está localizada no Vale do Aburrá, uma região central da Cordilheira dos Andes na América do Sul a 1.500 metros de altitude. Em 2016, Medellín recebeu o prêmio cidade do Mundo Lee Kuan Yew que busca reconhecer e celebrar esforços para promover a inovação em soluções urbanas e desenvolvimento urbano sustentável.

 



CIGRÉ-Brasil
13/6/2018