Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

19 de novembro de 2018
CIGRE Women Engeneering Forum 2018

CIGRE Women Engeneering Forum 2018 acontecerá no dia 30 de agosto aprofundando a experiência iniciada nas CIGRE Session 45 e 46, em 2014 e 2016 e desdobrada de diferentes formas em alguns Comitês Nacionais.

No Brasil, o I Fórum de Mulheres, aconteceu durante o XXIV SNPTEE, em Curitiba, em 2017.  O desafio, agora, é dar consistência a essas iniciativas a fim de que representem um efetivo fomento à integração feminina no setor elétrico. 

Trata-se de um movimento iniciado na Bienal 2014, quando o primeiro CIGRÉ Women in Egineering Forum acontece sob a coordenação de Ruomei Li, vice-presidente do Comitê Nacional do CIGRÉ-China e membro do Conselho Administrativo e do Comitê Diretivo do CIGRE Internacional, em cooperação com Rachel Macho, assistente da Secretaria Geral de Relações com Órgãos Dirigentes. 

A primeira experiência se desdobraria em um novo encontro na China, em 2015, quando mais de 100 mulheres e homens profissionais, professores(as) e pesquisadores(as) chegaram a um sumário de conclusões que atesta a importância do debate em torno da maior presença feminina nas atividades que sustentam o setor elétrico em cada país.

 

Posteriormente houve a organização do Women´s Network in CIGRE UK que segundo a sua coordenadora, Bijan Stojkovska, entende que "precisamos nos assegurar de que as engenheiras tenham acesso à incrível gama de oportunidades que emerge do setor energético, apoiando-as para que estejam suficientemente preparadas para isso". Daí o esforço de construção de uma rede de profissionais, capaz de proporcionar trocas e tutorias às jovens profissionais do setor. Desde os primeiros encontros da Rede de Mulheres do CIGRE-Reino Unido, estruturou-se o site http://cigre.org.uk/womens-network/ e muitas atividades em torno do fortalecimento dessas profissionais.

No Brasil, o I Fórum de Mulheres nasce com o diferencial de reconhecer além do papel das mulheres na Engenharia brasileira, a importância do trabalho feminino nas diferentes especialidades que compõem a cadeia do setor elétrico, tais como a Biologia, a Sociologia, a Comunicação, a Geografia, entre outras. Nasce também despertando, em seu primeiro debate com o público do XXIV SNPTEE (Curitiba, 2017), para a relação estreita entre as questões de gênero e de raça, em um a país como o Brasil. Não por acaso, em 2004 o Ministério de Minas e Energia institui o Comitê Permanente para as Questões de Gênero que, nos anos seguintes se desdobrará também sobre as questões de raça.

Realizado durante o maior evento nacional do CIGRÉ-Brasil, o I Fórum de Mulheres reuniu 115 mulheres e 53 homens em torno da condição feminina e das formas de fomentar a sua maior integração no setor elétrico brasileiro. O debate proposto contou com os brilhantes depoimentos de Angélica Rocha (ex-CEMIG) e Kátia Cristina Garcia (do CEPEL).

Na mediação do debate, Carla Damasceno representou o Comitê Organizador do I Fórum, composto também por Antonio Simões Pires, Flavia Serran, Adriana de Castro Passos Martins, Silvia Helena Pires, Natasha de Decco, Gabriel Serafim e Flávia Salgado. 

Participar do próximo Women in Engeneerig Forum e do provável debate em torno das diferentes experiências de fomento que vem sendo praticadas pelos Comitês Nacionais do CIGRE, certamente será fundamental para o desenvolvimento das próximas ações do Fórum nacional.



CIGRÉ-Brasil
13/7/2018