CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

22 de maio de 2019
Coordenadores recebem reconhecimento como Distinguish Members pelos serviços prestados aos seus Comitês de Estudo

Na reunião do Comitê Técnico realizada no dia 26 de julho, alguns coordenadores de Comitê de Estudo receberam o título de distinção do CIGRE Internacional pelos trabalhos realizados.

Os distinguish members que acabam de ser reconhecidos foram indicados pela atual diretoria do CIGRÉ-Brasil em função da sua expressiva colaboração com a instituição. Para além da coordenação dos seus próprios Comitês de Estudo e do envolvimento direto na produção dos seminários, workshops e tutoriais, há também o importante trabalho como membros dos Comitês Técnicos responsáveis pela seleção dos trabalhos de grandes eventos como SNPTEE, SEPOPE, EDAO, SMARS, WORKSPOT, CMDT, ENAM, entre outros. Destaca-se, também, as contribuições desses coordenadores junto a encontros e reuniões internacionais, como os working groups, além da autoria de Brochuras Técnicas, da colaboração como relatores e como special reporters, nas grandes bienais de Paris.

Entre os homenageados, estão aqueles coordenadores que, nas Reuniões Técnicas que acontecerão durante a próxima CIGRE Session (veja aqui a programação), passarão o bastão da coordenação de seus Comitês de Estudo a novos membros. 

É o caso de Antônio Carlos Barbosa Martins que, desde fevereiro deste ano, quando assumiu o cargo de secretário executivo do CIGRÉ-Brasil, depois de quase quatro anos atuando como coordenador do Comitê de Estudos C2 de Operação e Controle de Sistemas, passou a função para Jaime Darriba Macêdo (ONS).  Desde 1999, foi membro do Comitê Técnico do SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, onde atuou como coordenador técnico e geral do evento. Além disso atuou, também, como coordenador geral do XIII EDAO-Encontro para Debates de Assuntos de Operação e coordenador técnico do XII SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos.

Silvia Helena Menezes Pires, coordenadora do C3 de Desempenho Ambienal dos Sistemas passará o bastão, ainda neste mês de agosto, a André Luiz Mustafá, atual secretário do Comitê de Estudos. Também homenageada como Distinguish Member, Sílvia Helena realizou além da própria coordenação do Comitê de Estudos C3, a coordenação geral dos últimos SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico, da força tarefa em torno da Avaliação da Efetividade das Medidas de Controle Socioambiental do Setor Elétrico, futura publicação de Brochura Técnica, colaborando, também, diretamente como relatora e membro de diferentes comitês técnicos dos grandes eventos do CIGRÉ-Brasil. 

Antônio Carlos Cavalcanti de Carvalho do ONS e, desde 2014 compõem o Comitê Organizador do WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos, Subestações e Materiais atualmente em sua nona edição, coordenador do A3, passa a coordenação para Helvio Jailson Rodrigues Martins. 

Márcio Siniscalchi é coordenador do Comitê de Estudos A1 de Máquinas Rotativas, desde 2014, tendo sido seu secretário, nos quatro anos anteriores. Nessas funções coordenou o V, VI e VIII ENAM (Encontro Nacional de Máquinas Rotativas). Entre participações em reuniões internacionais e as Bienais de Paris, é coautor de duas Brochuras Técnicas: a Brochura Técnica sobre Aumento da Vida útil de grandes motores de Usinas Nucleares - BT 470 – Life Extension of Large Electric Motors in Nuclear Power Plants, 2011 e a Brochura Técnica sobre inspeção robótica em turbogeradores - BT 403 – State of the art and Capacity for Robotic Inspection of Turbogenerators, 2012.

Outro homenageado foi Paulo Henrique Ramalho Pereira Gama do CE C6 de Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída que também tranferirá sua função a Alexandre Rasi Aoki (Universidade Federal do Paraná). Membro do CIGRÉ- Brasil desde 2005, foi assumiu a coordenação do Comitê de Estudos C6 em 2012. Relator do SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) por duas edições, é autor de Brochuras Técnicas do CIGRE, organizador de eventos técnicos e autor de vários artigos e projetos premiados sobre o tema. 

Nesta reunião do Comitê Técnico, também estiveram presentes: Fábio Nepomuceno Fraga do CE B3 de Subestações que passará a coordenação do seu Comitê para Marta Lacorte (Ativa Engenharia) e Dalton de Oliveira Camponês do Brasil do CE C4 de Desempenho de Sistemas Elétricos que passará a função à Angélica da Costa de Oliveira Rocha (ex-CEMIG). 

Seguem a frente das funções de coordenação os também homenageados: Gilson Machado Bastos do Comitê de Estudos A2 de Transformadores e Márcio Siniscalchi do Comitê de Estudos A1 de Máquinas Rotativas.

  

 

 

 



CIGRÉ-Brasil
1/8/2018