Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

20 de setembro de 2018
Green Book lançado na Bienal conta com a Coautoria de Quatro Brasileiros

Marta Lacorte, Paulo César Fernandez, Jorge Amon Filho e Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho são os brasileiros que participam dessa edição.

Em 2015, o  Comitê Técnico do CIGRE Internacional decidiu associar o CIGRE a uma renomada editora internacional de livros científicos, a fim de se beneficiar de seu know-how e de sua visibilidade em todo o mundo. Daí resultou o acordo firmado, no mesmo ano, com a Springer para co-publicação da série CIGRE Green Book.

A parceria traz benefícios importantes para o CIGRE e seus associados. Isso porque os Livros Verdes foram incluídos na Springer eBook-package "Engineering" ficando, desta maneira, disponíveis para aproximadamente 1000 instituições acadêmicas e empresas de todo o mundo, já que os trabalhos de referência da Springer recebem atenção especial das bibliotecas especializadas. 

Além disso a visibilidade da editora Springer em plataformas como a Amazon e a Google é expressiva e o suporte da sua equipe editorial especializada na publicação de grandes obras de referência tem sido um diferencial importante tanto para a difusão dos Livros Verdes, quanto para a sua qualidade. Os livros impressos também se beneficiam do poder de distribuição da Springer que tem garantido a sua disponibilidade em muitos países.

Outro benefício importante dessa parceria é extensão do desconto de 40% aos associados CIGRE para todos os livros da Springuer, incluídos os dois Livros Verdes que já foram publicados. 

Tendo sido o primeiro a ser editado, o Green Book of Overhead Lines foi, em seguida, republicado como e-Book, com todas as vantagens dessa media, tais como, a disponibilidade em dispositivos móveis e a facilidade de localização a partir dos mecanismos refinados de pesquisa na internet que incluem partes do conteúdo como figuras, tabelas e outras referências. Além disso, a Springer estabeleceu uma plataforma de livros vivos, em que atualizações e correções, material de mídia digital, etc. podem ser facilmente carregados e imediatamente disponibilizados aos interessados.

Quanto ao Green Book Utility Communication Networks and Services que foi preparado pelo Comitê de Estudo D2 e ​​está disponível em capa dura e e-Book, é interessante notar a novidade de seu formato. Com tamanho não tão volumoso quanto o primeiro, este Green Book constitui um formato de estudos compactos do CIGRE, o que satisfaz a necessidade de alguns Comitês de Estudo em produzir livros mais concisos, capazes de cobrir um assunto específico.

Aproveitando a ocasião, o terceiro Green Book organizado pelo SC A3 de Equipamento de Alta Tensão será lançado na próxima CIGRE Session.

Finalmente, destacamos que estão em preparação os seguintes Green Books:

• SC B1: Cabos Isolados
• SC B3: Subestações
• SC B4: HVDC e Eletrônica de Potência
• SC B5: Proteção e Automação
• SC C6: Sistemas de Distribuição e Geração Dispersa.



CIGRÉ-Brasil
9/8/2018