Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

19 de fevereiro de 2019
Em Memória a Prabha Kundur

Foi com muito pesar que amigos e colegas do CIGRE-Brasil receberam a notícia do falecimento de Prabha Kundur no dia 09 de outubro de 2018.

Amigos e colegas do CIGRE ficaram realmente tristes ao saber da morte do Dr. Prabha Shankar Kundur. Prabha era uma figura amplamente conhecida na indústria de energia elétrica. Ele foi mais recentemente Presidente da Kundur Power System Solutions Inc., onde realizou consultoria internacional e ofereceu, em nível avançado, cursos técnicos para concessionárias, fabricantes e universidades em todo o mundo. Para sua família, ele era uma fonte de grande positividade, inspiração e generosidade. Ele era um marido amoroso e dedicado a sua esposa, Gita, e se divertia muito com seus netos. Ele estava muito orgulhoso de sua filha, Deepa, que, de muitas maneiras, seguiu seus passos. Prabha viveu com convicção, bondade e alegria pela vida. Ele será profundamente lembrado por todos aqueles que o conheceram, mas seu legado vai se perpetuar através de seus alunos, artigos, livros e através de colegas que ele orientou e apoiou ao longo das décadas.

Nascido em Bangalore, na Índia, em 1939, Prabha Shankar Kundur formou-se em Engenharia Elétrica, obtendo diploma de BE (1959) da Universidade de Mysore e diploma de ME (1961) do Indian Institute for Science. A partir de 1963 deu continuidade aos seus estudos no Canadá, por meio de uma bolsa da Comunidade das Nações, obtendo M.Sc. (1965) e Ph.D. (1967) em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade de Toronto.

Após a conclusão do seu doutorado, Prabha retornou à Índia para lecionar na Universidade de Bangalore. Em 1969, aceitou o cargo de engenheiro Analítico na Ontario Hydro, onde, por quase 25 anos, ocupou cargos de chefia de setor e de departamento de sistemas de controle, métodos analíticos e estudos especializados da Diretoria de Planejamento de Sistemas de Energia. Em 1993, ingressou na Powertech Labs Inc., subsidiária de pesquisa e tecnologia da BC Hydro, onde atuou como presidente e CEO de 1994 a 2006 e foi responsável por liderar o desenvolvimento, aplicação e comercialização de uma ampla gama de novas tecnologias e ferramentas computacionais para o setor de energia. Mais recentemente, Dr. Kundur foi presidente da Kundur Power System Solutions Inc., em Toronto, Ontário.

Prabha atuou como professor Adjunto na Universidade de Toronto (1979 a 2017), na Western University (1991 a 1999), na Universidade de British Columbia (1994 a 2006) e na Universidade de Manitoba (2006 a 2017). Ele é o autor do livro “Power System Stability and Control” (McGraw-Hill, 1994), a maior e melhor referência sobre o assunto. Realizou uma extensa consultoria internacional relacionada ao planejamento e projeto de sistemas de energia e ministrou cursos técnicos de nível avançado para concessionárias, fabricantes e universidades em todo o mundo.

Dr. Kundur teve um longo histórico de serviço e liderança no Institute of Electrical and  Electonics Engineers (IEEE), tendo presidido vários comitês e grupos de trabalho da IEEE Power & Energy Society (PES), incluindo o Comitê de Desempenho Dinâmico do Sistema de Energia IEEE de 2001 a 2003. De 2004 a 2010, atuou como membro do Comitê Executivo do PES do IEEE e como vice-presidente de Educação do PES. Recebeu vários prêmios do instituto, incluindo o Prêmio IEEE Nikola Tesla de 1997, o Prêmio IEEE PES Charles Concordia de Sistemas de Energia de 2005 e a Medalha IEEE 2010 em Engenharia de Sistemas de Energia.

Dr. Kundur foi ativo no CIGRE por muitas décadas. De 2002 a 2006, atuou como presidente do Comitê de Estudos C4 sobre “Desempenho Técnico do Sistema” e, de 2006 a 2010, como membro do Conselho Administrativo. Também foi presidente do Comitê Nacional Canadense do CIGRE. Recebeu o Prêmio do Comitê Técnico do CIGRE em 1999 e a Medalha do Comitê em 2014.

Dr. Kundur foi eleito membro da Academia Canadense de Engenharia em 2003 e membro Estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA em 2011. Foi premiado com dois doutorados honorários: Doutor Honoris Causa pela Universidade Politechnica de Bucareste, Romênia em 2003, e Doutor em Engenharia, Honoris Causa pela Universidade de Waterloo, Canadá, em 2004. Em 2014, recebeu o prêmio Hall of Distinction dos Alunos de Engenharia da Universidade de Toronto.

Em reconhecimento à sua liderança técnica, o Prêmio de Dinâmica e Controle do Sistema de Potência IEEE PES Prabha S. Kundur foi criado em 2012. Nelson Martins, agraciado com esta premiação em 2015, deixa aqui registrado sua homenagem:

Tive o privilégio, tal como muitos dos meus contemporâneos, de ter o Prabha como mentor e amigo ao longo de três décadas. Integrei uma relação de mais de uma dúzia de especialistas em dinâmica e controle de sistemas elétricos indicados pelo Prabha para ocuparem posições de liderança no IEEE e no CIGRE, tendo sido coordenador da CIGRE TF 38.02.16 e da CIGRE TF C4.602, que resultaram em publicações técnicas extensas e muito bem referenciadas. Prabha nutria especial afeto pelo Brasil e seu Comitê Nacional do CIGRE, assim como admirava o talento dos engenheiros brasileiros. Esteve no país por sete vezes, inclusive em quatro edições do SEPOPE, participando de conferências, ministrando minicursos de dinâmica e controle de sistemas elétricos e deixando uma legião de amigos e admiradores."

Prabha faleceu inesperadamente em nove de outubro de 2018, de causas naturais. Seu legado continuará através dos muitos alunos que educou com seus cursos, artigos e livro seminal, pelos dos colegas que orientou e apoiou ao longo das décadas e por meio de sua família a quem inspirou para viver com um forte senso de propósito e serviço. Ele era especialmente orgulhoso de sua filha, Deepa Kundur, professora titular de Engenharia Elétrica da Universidade de Toronto que, de muitas maneiras, seguiu os seus passos, tornando-se pesquisadora consagrada e detentora de índice excepcionalmente elevado de citações acadêmicas.

Pensamentos em memória de Prabha Shankar Kundur e para sua família podem ser postados no Prabha Shankar Kundur Memorial Site.



CIGRE-Brasil
22/1/2019