CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

16 de julho de 2019
Prof. José Sidnei e Nelson Martins recebem homenagem e o título de Membros Honorários do CIGRE-Brasil

Durante o jantar de encerramento e confraternização do Conselho Administrativo do CIGRE-Brasil, dois novos membros foram reconhecidos como honorários dados os seus relevantes trabalhos.

 

Entre amigos e companheiros do Conselho Administrativo, o Professor da Escola Polítécnica da USP, José Sidnei Colombo Martini e o pesquisador do CEPEL, Nelson Martins, receberam emocionados as palavras e o título de Membros Honorários do diretor-presidente do CIGRE-Brasil, Josias Matos de Araujo.

 

Graduado, mestre, doutor e livre-docente em Engenharia Elétrica, o prof. Sidnei, como é conhecido entre os colegas do CIGRE é professor da Escola Politécnica da USP desde 1974. Assessor científico da FAPESP e dos Exames Nacionais de Engenharia Elétrica do Ministério de Educação, presidiu por uma década as principais empresas de transmissão de energia elétrica do Estado de São Paulo, a EPTE e a CTEEP, além de dirigir o IEEE Brasil. Foi também chefe do departamento de Controle do Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo - a SABESP. É pesquisador das áres de Energia, Computação e Tecnologia da Informação.

Em 2016, recebeu da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - a ABINEE -, uma homenagem "por sua inestimável participação à frente de importantes empresas dos setores público e privado na área da energia elétrica e como acadêmico notável para a formação de futuros profissionais do setor". 

No CIGRE-Brasil, além de membro do Conselho Administrativo, é o atual coordenador do Fundo Universitário do CIGRE-Brasil e, também,  participa ativamente da organização do Seminários CIGRE de Energia Fotovoltaica que vêm sendo realizados pelo Comitê de Estudos C6 de Sistemas de Distribução e Geração Distribuída.

Nelson Martins atua no Departamento de Redes Elétricas do Cepel. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília em 1972, cursou o mestrado (1974) e o doutorado (1978) pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, na Inglaterra. Na sua trajetória no Cepel, já foi coordenador da Área de Sistemas, assistente da Diretoria-Geral e titular da Diretoria Técnica e de Instalações. Atualmente, tem atuado em temas como análise de sistemas elétricos de potência, estabilidade e pequenas perturbações, análise modal e dinâmica, álgebra linear computacional, recomposição após blackouts e projeto de controladores para melhoria da estabilidade dinâmica de grandes sistemas interligados. 

Fellow do IEEE desde 1998, Nelson Martins participa desde 2018 do Conselho Editorial da revista científica Proceedings of IEEE, função que exercerá até 2020. 

Ex-diretor do CIGRE-Brasil, Nelson Martins é atuante no CIGRE desde 1982. Em 2015, Nelson Martins recebe a Premiação Prabha Kundur Power System Dynamics and Control, concedido pela Sociedade de potência e Energia (Power and Energy Society - PES) do Insituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers - IEEE). Em 2015, foi, também,  eleito Membro Estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (National Academy of Engineerig - NAE).

 



CIGRE-Brasil
28/1/2019