Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

24 de março de 2019
Saiba mais sobre o Workshop e Tutorial de Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em contínua evolução em HVDC e FACTS

Motivado pela necessidade de utilização da energia produzida pelas grandes usinas hidrelétricas planejadas entre as décadas de 1970 e 1980, situadas em locais distantes dos principais centros consumidores do Brasil, o desenvolvimento de aplicações de transmissão de energia elétrica em HVDC foi iniciado no país.

Este desenvolvimento foi realizado com base em extensivos estudos de planejamento e de viabilidade técnica e econômica. A tecnologia de transmissão em HVDC em níveis de tensão de ±600 kV foi utilizada pela primeira vez no Brasil, no sistema desenvolvido para integração ao Sistema Elétrico Brasileiro da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu (Itaipu Binacional), cuja operação teve início na década de 1980.

Cerca de 30 anos depois, em 2009, o Brasil voltou a utilizar esta tecnologia quando teve início a construção do sistema de transmissão em ±600 kV associado ao complexo hidrelétrico do Rio Madeira, composto por dois Bipolos (2x3150 MW) e dois conversores Back to Back (2x400 MW), tipo CCC (Capacitor Commutated Converter). Este sistema foi projetado para transmitir 6300 MW ao longo de cerca de 2400 km, conectando as estações de Coletora Porto Velho (retificadora, Rondônia) e Araraquara 2 (inversora, São Paulo). 

Mais recentemente, o Brasil teve o seu primeiro sistema UHVDC (tensão igual ou superior a ±800 kV) projetado para a expansão da interligação entre as Regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. Este sistema é composto por dois bipolos de ±800 kV, 2x4000 MW, tendo o primeiro bipolo iniciado a sua operação em dezembro de 2017.

A utilização de conversores VSC na integração de fontes de energia intermitentes à rede principal vem sendo feita de forma bastante intensa nos últimos anos no contexto das Smart Grids, principalmente nos sistemas elétricos de países Europeus. As principais questões associadas a esta integração serão também tratadas neste evento, com ênfase na utilização de conversores VSC modulares multinível (MMC) para aplicações em alta tensão.

Neste cenário, o presente Workshop e Tutorial, intitulado Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em Contínua Evolução em HVDC e FACTS, tem como principal proposta promover a discussão de aspectos relevantes associados aos sistemas de transmissão em UHVDC, à evolução da aplicação de sistemas de transmissão em HVDC baseados em conversores VSC (HVDC e STATCOM), ao desenvolvimento de sistemas de transmissão em HVDC híbridos LCC/VSC, bem como à utilização de conversores VSC na integração de fontes de energia intermitentes à rede básica.

Neste contexto, serão contemplados, dentre outros, aspectos de planejamento, seleção de tecnologia, especificação e estudos de sistemas de HVDC e UHVDC, aspectos relevantes de simulações em tempo real de elos de HVDC e FACTS, além da descrição de aplicações existentes e futuras no Brasil e no exterior, destacando-se a visão dos diversos stakeholders envolvidos, tais como fabricantes, subfornecedores, empresas transmissoras e de planejamento e da Academia, através da realização de palestras técnicas e mesas redondas. Está confirmada no nosso evento a participação das seguintes empresas: Siemens, ABB, Hyosung, RTDS e OPAL-RT.

Venha discutir conosco temas da atualidade de HVDC e FACTS!

Veja a programação detalhada abaixo e se inscreva no site do evento:

 

Palestras do dia 9-04-2019

 

Palestras do dia 10-04-2019

 



CIGRE-Brasil
26/2/2019