Cigré Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

24 de março de 2019
Artigo técnico brasileiro é premiado na Bienal 2018 e será publicado na Revista CIGRE Science & Engineering

Artigo do CE B5 será publicado na edição de fevereiro de 2019 da Revista CIGRE Science & Engineering.

O Engenheiro Rafael de Oliveira Fernandes, do ONS e membro do CE B5, teve o seu artigo “Power Swing Blocking and Tripping: Brazilian Study Case” escolhido como o melhor artigo técnico apresentado na Sessão Técnica do SC B5 na Bienal 2018 do CIGRE. O artigo será publicado na edição de fevereiro de 2019 da Revista CIGRE Science & Engineering, junto com os melhores artigos de cada Comitê de Estudos apresentados na Bienal 2018.

O artigo premiado, escrito em parceria com outros engenheiros do ONS, destaca a filosofia relativa à proteção de oscilação de potência adotada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Os vários métodos existentes para a detecção do fenômeno de oscilação de potência são avaliados, com destaque para a aplicação da técnica de medição sincronizada de fasores (PMU).

O engenheiro Rafael Fernandes atua na Gerência de Proteção e Controle (EGP) do ONS e atualmente participa do Projeto do Sistema de Medição Sincronizada de Fasores (SMSF) em implantação pelo Operador Nacional. Rafael de Oliveira Fernandes é um membro atuante do CE B5 e doutorando em Engenharia Elétrica pela UNICAMP/SP.



CIGRE-Brasil
26/2/2019