CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

22 de maio de 2019
Interação do Setor Elétrico Brasileiro com Comunidades Tradicionais: Lições do Passado e Perspectivas de Futuro

Faltam poucos dias para a realização deste workshop que se realizará no dia 29 de maio, no auditório do ONS em Brasília-DF.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do evento. Na programação, empresas, consultorias, órgãos do governo e organizações sociais nacionais e internacionais apresentam experiências vividas e perspectivas da interação do SEB com as Comunidades Tradicionais. 

Iniciativa do Comitê de Estudos C3 de Desempenho Ambiental dos Sistemas Elétricos do CIGRE-Brasil, este workshop tem como objetivo reunir conhecimento e debater questões socioambientais estratégicas para o setor.

Voltado a um público diversificado que inclui técnicos da área socioambiental de empresas concessionárias e consultorias do SEB, representantes do Governo, dos órgãos ambientais estaduais  e federal, dos órgãos intervenientes, dos investidores, agências de rating , além de representantes de comunidades tradicionais.

Espera-se, com esse evento, apresentar, discutir e pensar coletivamente sobre as questões de interação do SEB com os povos tradicionais, desde as experiências passadas (tanto nacionais como internacionais) e as lições delas aprendidas. Finalmente, pretende-se refletir sobre o futuro que se pode construir com relação a essas questões.

Veja como está estruturado o evento:

 

Painel: LIÇÕES DO PASSADO

Desenvolvimento e capacitação das comunidades indígenas quanto à implantação de projetos de geração de energia - Hélcio de Souza e Kleber Karipuna – Núcleo de Articulação Interinstitucional Empresas Povos Indígenas (NAI) /The Nature Conservancy (TNC)

Participação de comunidades tradicionais no desenvolvimento e implantação de projetos: Das oitivas até a implantação de planos de benefíciosAntonio Fonseca Santos – Kelowna Consult

Projetos da Eletrobras e da Norte Energia junto a comunidades indígenas Kayapó do Médio Xingu Pedro Villela Capanema Garcia – Eletrobrás

Correlação impacto e compensação: Lições apreendidas com os quilombolas da Comunidade Malhadinha - Anselmo Henrique Seto Leal, Diretor de Meio Ambiente da State Grid Brazil Holding

Experiência com Ribeirinhos (a confirmar)

Mesa de Discussão

 mediação de  Thomaz Toledo, Dominium Ambiental

(veja entrevista realizada, no VIII SMARS -2018)

 

Painel: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

Alterações Normativas decorrentes da Medida Provisória nº870/2019, seus Decretos Regulamentadores e os impactos à Funai e Fundação Palmares - Reflexos no Licenciamento - Adriana Coli – Coli Advocacia 

Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico  - Marcelo Moraes -Presidente do FMASE

 The Nature Conservancy – TNC - Hélcio de Souza

 International Finance Corporation – IFC - Cristina Catunda 

Ministério de Minas e Energia – MME - (a confirmar)

Mesa de Discussão 

mediação de Daniella Feteira Soares (Eletrobras)

 



CIGRE-Brasil
10/5/2019