CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

19 de junho de 2019
A Revista EletroEvoução 95 já pode ser baixada no site do CIGRE-Brasil

No editorial, a Diretoria do CIGRE-Brasil que acaba de assumir a gestão 2019-2023 divulga a sua Plataforma de Atuação para o período.

Já a seção Memória está voltada à Usina de Tucuruí que, localizada no rio Tocantins a 350 km de Belém do Pará, começava na noite do dia 9 de novembro de 1984 a acionar a primeira máquina. Trinta e cinco anos depois daquela primeira noite de funcionamento, Tucuruí - a segunda unidade geradora da Eletrobras Eletronorte - gera energia para atender mais de 40 milhões de pessoas. Além de diferentes prêmios de qualidade se orgulha de ter recuperado, com espécies nativas, 97% das áreas impactadas durante a sua construção e de desenvolver junto aos Povos Parakanã e Waimiri Atroari projetos que com foco no equilíbrio das relações econômicas e culturais daquelas comunidades.

O artigo convidado é de autoria de Álvaro S.H.de Menezes e Rui C.R. de Menezes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre a Recapacitação de Linhas de Transmissão por Conversão AC-DC: Atlternativas Técnicas e Estudo de Caso de LT 230 kV.

Entre os artigos apresentados na 24ª edição do SNPTEE, a revista traz os artigos Streamdiver: Utilizando um novo Potencial Hidrelétrico de Fernando Alves do Santos e Djalma de Paula Machado da Voith Hydro, além do artigo Mortalidade em Larvas de Peixes Associadas à Passagem Descendente por Barragens Hidrelétricas: Protocolo de Avaliação e Estudo de Caso de uma Usina com Turbinas Tipo Bulbo na Amazônia de Diogo Correia Alves  das equipes da Universidade Estadual do Maranhão - UEM e da empresa Neotropical.

Dos trabalhos apresentados pela delegação brasileira na última Bienal (a CIGRE Session 2018) foram publicados: Power Swing Blocking and Tripping - Brazilian Study Case de R.O. Fernandes e outros autores do Operador Nacional de Sistemas, assim como o trabalho Optical System for Broadband Data Transmission Concomitant to Monitoring the Physical Integrity of Conductores in Overhead Transmission Lines de J.B. Rosolem e outros autores da Fundação CPqD Brasil, da CEMIG Distribução e da CEMIG Telecom.

Finalmente, do XIV Seminário Técnico de Proteção e Controle realizado em 2018 a EletroEvolução 95 traz o trabalho: O Desfio na Aplicação de uma Solução Full Digtal BAseada em IEC 61850 - Principais Aspectos Práticos a Resolver de Mateus Alexandrino e outros autores da Eletrobras Eletrosul.   

 



CIGRE-Brasil
10/6/2019