CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

16 de julho de 2019
Presença Brasileira no Simpósio de Alboorg, Dinamarca

 

Na primeira semana de junho, 300 delegados de 33 países estiveram presentes no Simpósio GOING OFFSHORE-CHALLENGES OF THE FUTURE POWER GRID, tratando da substituição das fontes tradicionais de geração de eletricidade e dos enormes desafios técnicos que se apresentam. O simpósio foi coordenado pelo SC C4, mas teve participação de mais seis Comitês de Estudos B4, C2, C3 (veja relato da delegação brasileira deste Comitê), B1, B2, B3.

Nos dois dias que antecederam o simpósio, ocorreram reuniões de Grupos de Trabalho e Comitês de Estudos.  A foto, ao lado, apresenta o SC4 com a presença da coordenadora do CE C4 Brasil, Angélica Rocha, e membros deste comitê de estudos brasileiro, Dalton Brasil e Patrício Muñoz.

Durante o simpósio foram apresentados tutoriais pelos diversos comitês de estudos sendo que no no âmbito do SC C4, foi desenvolvido o tema Network Modelling for Harmonic Studies tendo como referência o trabalho do Grupo de Estudo sobre esse tema.

 Na sessão de abertura, uma das palestras tratou do projeto North Sea Wind Power Hub que possui um total de 180 GW de potência instalada, através de várias ilhas de plantas eólicas.

Foram apresentados 122 artigos em 24 sessões técnicas abrangendo os temas preferencias de todos os Comitês Nacionais participantes.

Sintonizada com os temas do simpósio, a delegação brasileira se destacou participando ativamente das sessões e da visita técnica ao Parque Eólico Offshore de Anholt, localizado no estreito de Categate, ao norte do Mar Báltico, entre a Dinamarca e a Suécia.

A sessão técnica do SC C4 Power Quality Changes foi coordenada pelo engenheiro Dalton Brasil (na foto, à mesa durante apresentação de artigo).  

 

Tanto nessa sessão como na de transitórios eletromagnéticos, o  crescimento da utilização de cabos isolados para a transmissão de energia, devido a  projetos offshore e de restrições ambientais, foram amplamente discutidos tendo em vista as possíveis interações com outros equipamentos do sistema.

Além da marcante presença na coordenação da sessão, os membros do CE C4 apresentaram 2 artigos brasileiros no simpósio:  



CIGRE-Brasil
26/6/2019