CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

16 de julho de 2019
Study Committee D2 Colloquium e a Regular Meeting

Entre os dias 10 e 14 de Junho aconteceu, em Helsinque-Finlândia, o CIGRE Study Committee D2 Colloquium 2019. 

Foram abordados temas relevantes da Indústria 4.0 como: Big Data, Machine Learning, Cybersecurity e IoT (Internet das Coisas).

A representação brasileira contou com a participação de Marcelo Araújo como Special Reporter e Rodrigo Leal como autor de trabalho que são, respectivamente, o coordenador e o secretário do Comitê de Estudos D2 de Sistema de Informação e Telecomunicações do CIGRE-Brasil.

Seguem as principais constatações do Colloquium:Ao longo da semana aconteceram, também, as reuniões de Advisory Group, Working Group e a Regular Meeting mundial que contou com a participação da delegação brasileira.

  • O uso de técnicas de Machine Learning, Big Data e Analytics para predição de eventos e detecção automática de anomalias tem aplicações em todas as áreas do setor e está em constante evolução, trazendo mais visibilidade e maior confiabilidade ao sistema elétrico;
  • As empresas estão evoluindo nas ações de Segurança Cibernética contando com mais apoio de órgãos reguladores e com foco em processos, pessoas e tecnologia.
  • O uso da Internet das Coisas está crescendo de forma exponencial e a chegada da nova rede 5G irá impulsionar o uso de soluções conectadas, tanto no nível pessoal quanto no nível empresarial.

No último dia da programação internacional houve uma visita ao Executive Experience Center da Nokia. Foram demonstradas 17 aplicações da tecnologia 5G para monitoramento online de ativos de alta tensão, controle remoto de drones, smart cities e outros serviços críticos. 

Maiores detalhes do evento serão publicados na próxima edição da revista Eletroevolução.



CIGRE-Brasil
28/6/2019