CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

17 de setembro de 2019
Apresentação do CIGRE-Brasil nas Instituições do Ensino Superior

Por iniciativa própria e espírito generoso de educador, o engenheiro Júlio Lima que é também professor da PUC Minas e secretário do Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação tem apresentado o CIGRE-Brasil aos seus alunos. 

Para isso, preparou farto material composto por uma apresentação (que gentilmente coloca à disposição dos colegas cigreanos) que traz informações detalhadas das atividades e da presença do CIGRE no Brasil e no mundo, além de apresentar o vídeo do CIGRE-Brasil e do CIGRE-Internacional (veja palylist) e leva para o manuseio do grupo suas revistas EletroEvolução, a bilíngue Revista Electra, além de formulários de inscrição para aqueles que já se animarem a efetivar a sua associação ou a buscar mais informação, depois da aula.

"Penso que o mais importante nessas apresentações, além de dar a conhecer o CIGRE no meio universitário, é informar aos alunos sobre as vantagens e o processo de filiação, principalmente na categoria "sócio-estudante", diz o Prof. Júlio Lima. 

Adriana Martins, coordenadora do Comitê de Estudos D1-Materiais e Tecnologias Emergentes e engenheira da CEMIG e uma das responsáveis pela organização do New Generationa Show Case que acontecerá em primeira edição, no XXV SNPTEE, em novembro, também, tem aproveitado as oportunidades que tem. Em visita ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Diamantina, apresentou às atividades dos 16 Comitês de Estudo e os eventos técnicos do CIGRE-Brasil. Também esclareceu nesta oportunidade, a possibilidade de acesso à biblioteca virtual e-CIGRE e suas mais 10 mil publicações, entre Brochuras Técnicas, revistas, livros e papers, além da recente seção voltada aos WEBINARES. Essas possibilidades compreenderam fonte de grande interesse para a platéia de estudantes.

Patrícia Asano é outra associada e membro do Comitê de Estudos C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação, dedicada a divulgar aos seus alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) a importância de participar de uma rede de profissionais Nas mais diferentes áreas do setor elétrico. Entre os seus estudantes e orientandos, muitos têm se organizado para apresentação de trabalhos nos eventos CIGRE e vêm contando com a instituição como fonte de informação e pesquisa. No próximo SNPTEE, teremos, inclusive no II Fórum de Mulheres, a presença de uma de suas alunas, Juliana Motta, participando da seção de debates e, coincidentemente, entrevistada nesta Newsletter.

 

 



CIGRE-Brasil
5/9/2019