CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

17 de setembro de 2019
Workshop Electricity for All - As diferentes experiências de Expansão do Sistema Elétrico no Brasil e no Mundo

Nos dias 20 e 21 de agosto estiveram reunidos no Othon Palace Hotel de Copacabana, no Rio de Janeiro, com especialistas de diferentes países em torno da temática da  Eletricidade para Todos, através da expansão  sustentável dos sistemas de potência no Brasil e no mundo.

Entre os participantes e palestrantes estavam os membros do Administrative Council do CIGRE Internacional que nos dias subsequentes estiveram reunidos em seu 135º encontro.

A programação foi estruturada em oito Sessões Técnicas apresentadas pelos coordenadores e/ou representantes dos Comitês de Estudos B2, B4, B5, C1, C2, C3, C4, C6, D1 e D2 , os quais estruturaram os trabalhos técnicos do CIGRE-Brasil. Contaram, também, com as apresentações técnicas que vem sendo desenvolvidas pelos presidentes do CIGRE internacional e do brasileiro, Robert Stephen e Saulo Cisneiros, pelo presidente do Comitê Nacional dos Estados Unidos Michael Heyeck, pelo Technical Committee o Chairman do CIGRE internacional, o brasileiro Márcio Szechtman e pelo diretor técnico do CIGRE-Brasil, Iony Patriota.

Saulo Cisneiros, na qualidade de presidente do CIGRE-Brasil e de representante Regional Norte-Nordeste do Operador Nacional de Sistemas (ONS), deu as boas vindas aos participantes nacionais e estrangeiros, ladeado por Fernando Cardoso - superintendente de Desenvolvimento e Novos Negócios de Transmissão da Eletrobras (patrocinadora do evento), José Marcos Bressane - superintendente de Transmissão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Eduardo Barata, diretor geral do Operador Nacional de Sistemas (ONS) e Josias Matos de Araujo, ex-presidente e atual membro do Conselho de Administração do CIGRE e um dos idealizadores do evento.

O acesso universal aos serviços modernos de energia é a meta proposta para 2030, pelas Nações Unidas. Até lá, 1,1 bilhão de pessoas no planeta deverão ser atendidas. Em sua apresentação, Robert Stephen traz as estimativas de que, até 2035, serão necessárias cerca de 500 milhões de novas conexões, das quais 60% serão urbanas e 40% rurais.

Como moderadores das sessões técnicas foram convidados Antonio Varejão Godoy, assistente do diretor-presidente da CHESF, ex-presidente e atual conselheiro administrativo do CIGRE-Brasil, a além dos senhores Márcio Szechteman que além de chairman, como referido acima é o atual diretor de Transmissão da Eletrobras; Paulo César Vaz Esmeraldo que depois de longa carreira em Furnas e na EPE, atual como CEO na XRTE - State Grid Brazil Holding.

Veja na próxima EletroEvolução o detalhamento dos assuntos debatidos no Workshop Electricity for All. 

 

 



CIGRE-Brasil
6/9/2019