CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

17 de setembro de 2019
Reunião do Conselho Administrativo do CIGRE Internacional

A  135ª Reunião do Administrative  Council do CIGRE foi sediada no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de Agosto. Estiveram presentes os líderes do CIGRE internacional, o Presidente Robert Stephen, o tesoureiro Michel Augonnet, o secretário geral Philippe Adam e o coordenador do Technical Committe Marcio Szechtman, o Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros, o ex-Presidente do CIGRE-Brasil e representante brasileiro neste Conselho, Josias Matos de Araujo, a incansável equipe de apoio do CIGRE-Brasil e reuniu 28 conselheiros presentes (50% do total) dos Comitês Nacionais de 26 países que compõem esta que é uma das maiores redes de conhecimento do setor elétrico no mundo, a rede CIGRE.

O presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros apresentou o trabalho que vem sendo realizado pelo CIGRE-Brasil seus principais eventos e publicações técnicas.

O CIGRE-Brasil foi elogiado pela sua pronta adesão as mudanças na marca CIGRE.

O CIGRE mostrou a força tarefa criada em seis vertentes: integração e atualização da marca; clareza e aprimoramento on line dos ativos e canais de comunicação; digitalização da revista ELECTRA, campanhas promocionais tais como E2E, NGN, Women in Engineering (WiE); 2020 Paris Session seu site e promoções; relatórios, monitoramento de desempenho e indicadores.

A meta é aumentar a comunicação entre os Comitês Nacionais, como forma de incentivá-los a expandir ainda mais o alcance da instituição aos novos públicos.

Destaque para a campanha iniciada pelo CIGRE Internacional End to End (E2E) que chama atenção para a inevitável interoperabilidade dos processos de Geração, Transmissão, Distrituição e Comercialização, sendo necessário pensar o sistema de energia de ponta a ponta. Para o Administrative Council é importante mostrar que o CIGRE não se limita ao sistema da alta tensão, mas que na última década  tem  se dedicado a  estabelecer  o  diálogo e atrair especialistas desde a baixa até a alta tensão. Importante que o CIGRE seja visto como uma porta única, fonte de conhecimento e troca de experiencias em todo o setor de energia, e antenado com as novas mudanças tecnológicas. Já possuindo trabalhos sobre big data, segurança cibernética, microrredes, fontes renováveis, armazenamento e muito mais.

A digitalização da revista ELECTRA também ganhou importância, hoje já em mídia eletrônica, porém na extensão pdf. O CIGRE criou um grupo de trabalho de modo a facilitar a sua tradução para a língua de todos os seus membros.

Foram também apresentados os preparativos para a próxima Sessão Bienal e foi informada a premiação com inscrição gratuita para a Malásia devido a adesão à nova marca CIGRE. Outras campanhas para premiação virão e as instruções serão publicadas no site do CIGRE internacional. Nesta oportunidade foram mostrados os números do CIGRE, entre eles o acréscimo de 9% dos novos sócios em 2019 até agora. Mostrado o número de membros por cada Comitê Nacional, sendo que o 3º lugar em maior quantidade de membros é ocupado hoje pelo CIGRE-Brasil.

Finalizando o encontro, o CIGRE-Brasil promoveu uma visita técnica ao Laboratório de Ultra Alta Tensão do CEPEL, em Adrianópolis. Neste laboratório os representantes do Administravive Council puderam presenciar os testes para definição das distâncias de segurança para os trabalhos em linha viva para um novo projeto de torres construídas em escala real. Foram realizadas apresentações técnicas dos conselheiros reprentantes do Comites Nacionais do Japão, Islândia, Espanha, Austria e Korea. O representante da Espanha, Mostrou o sucesso do XVIII ERIAC.

  

 

 

 

 



CIGRE-Brasil
6/9/2019