CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

25 de janeiro de 2020
II Fórum de Jovens promoveu importante Debate Intergeracional

O II Fórum de Jovens do CIGRE-Brasil aconteceu no dia 12/11/2019, no intervalo do almoço do SNPTEE. A abertura do evento foi feita pelo presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros, ressaltando sua importância para os novos profissionais do setor. 

O coordenador do evento, Marcelo Araujo, chamou os palestrantes convidados para compartilharem suas visões sobre o tema. Josias Araujo abordou em sua apresentação as mudanças trazidas pela Industria 4.0 e os novos desafios para o setor elétrico. Ressaltou a importância de, em um ambiente em constantes transformações, se atuar conforme os seus valores, mantendo o foco no que tem valor para cada indivíduo. 

Na sequência, Douglas Vieira compartilhou parte de sua trajetória como empreendedor. Apresentou também como a indústria 4.0 pode auxiliar a tomada de decisões no setor elétrico. Buscou ressaltar, ainda, porque este é um momento excitante para se começar uma carreira no setor. Miguel Segundo, o último palestrante, também contou sua história como empreendedor no setor e como tudo começou com a pergunta: por que não? Por que não pensar diferente? Reforçou que muitas ideias surgem diariamente mas que, sem aplicação, ela não tem valor. Também comentou sobre erros como uma forma de aprendizado importante.

Os palestrantes participaram então de uma mesa redonda, respondendo perguntas preparadas pelo comitê organizador do fórum dos jovens. Foi colocado que um dos principais desafios enfrentados pelos jovens ao adentrar no mercado trabalho permanece sendo o reconhecimento de sua credibilidade diante de pessoas com mais anos de experiência e como essa atitude cria barreiras para se obter grandes insights para os agentes do setor elétrico. Todos concordaram que, mesmo diante de uma sociedade de rápida transformação, não se perde o valor de adquirir conhecimentos por meio de uma educação formal. Também foi ressaltada a importância de uma instituição como o CIGRE para estabelecer conexões entre os profissionais do setor elétrico. O networking obtido em eventos como o SNPTEE é muito importante para auxiliar no desenvolvimento dos profissionais e das empresas em que eles trabalham.



CIGRE-Brasil
28/11/2019