CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

25 de janeiro de 2020
Next Generation Network Showcase (NGNS)

O Next Generation Network Showcase (NGNS) é composto por um conjunto de apresentações realizadas dentro da programação do SNPTEE que visam dar visibilidade aos jovens membros do CIGRE, com menos de 35 anos que atuam nos diversos segmentos do Setor Elétrico.

Trata-se da oportunidade de apresentar seus trabalhos a um público especializado, facilitando o desenvolvimento e a formação de networking, ainda no início de suas carreiras. Desta forma, o NGNS é estruturado a partir de apresentações individuais, na data de início oficial do SNPTEE, de associados do CIGRE-Brasil e considerados pelo CIGRE como representantes da nova geração.

No XXV SNPTEE, a pesquisadora Lígia Rolim da Silva, do Departamento de Redes Elétricas (DRE) do CEPEL e membra do Comitê de Estudos C2 do CIGRE-Brasil, apresentou na seção do NGNS dentro do Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência (GAT), o trabalho “Novos Paradigmas para Preparação de Base de Dados Unificada para Estudos de Transitórios Eletromecânicos com o Programa Anatem”.

Nesta apresentação foi abordada uma nova metodologia de preparação da Base de Dados Dinâmicos (BD) para estudos de transitórios eletromecânicos, viabilizada por diversos novos recursos desenvolvidos no programa Anatem que visam a simplificação da BD, sem prejuízos quanto ao detalhamento dos modelos dinâmicos, de forma que seja possível simular múltiplos cenários e diferentes topologias de rede, a partir de uma base de dados unificada. A funcionalidade de simulação de múltiplos cenários por meio de uma BD unificada tem sido, inclusive, explorada no ambiente de tempo real com a exportação de casos de fluxo de potência pelo Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (SAGE) para simulação dinâmica no Anatem.

Para Larissa Gabrielle Césari Fraga (PUC Minas) que apresentou o trabalho A Importância da Figura do Comercializador Varejista no Processo de Abertura do Mercado Livre de Energia Brasileira, no Grupo de Estudo de Comercialização, Economia e Regulação do Mercado de Energia Elétrica (GCR) e que, também, esteve presente no II Fórum das Mulheres, essa foi uma experiência para não esquecer: riquíssima em conhecimento, em exemplos, em motivação e em insights para novos desafios.

 

 

 



CIGRE-Brasil
3/12/2019