CIGRE Brasil
Associados
Comitês de Estudos
Eventos

Documentos
Revista Eletroevolução
Newsletters
Notícias
Links
Vídeo Institucional
Fale Conosco
Mapa do Site


Como se logar?

30 de setembro de 2020
Um Sistema Integrado para a modernização tecnológica do CIGRE-Brasil

Robson Hilário, Diretor-Presidente do Centro de Tecnologias Smart – CTSMART - tem desenvolvido um sistema de automatização e otimização dos processos internos do CIGRE-Brasil. Em conversa com o CIGRE-Brasil, nos concedeu um breve panorama do trabalho desenvolvido:

Um Sistema Integrado de Gestão – SIG -  é uma ferramenta capaz de reduzir e otimizar os processos proporcionando uma centralização dos dados e, portanto, uma maior agilidade na governança e gestão das empresas. Na busca de tal otimização dos processos e maior agilidade na gestão, o CIGRE-Brasil decidiu desenvolver seu próprio SIG que está sendo implantado no primeiro semestre de 2020 em parceria com o Centro de Tecnologias Smart – CTSMART.

O denominado SIG-CIGRE automatiza processos das áreas referentes aos associados, eventos e financeiro do CIGRE-Brasil. A primeira melhoria, já implantada neste mês de janeiro, é a automatização da cobrança de anuidade dos associados gerando faturas a serem pagas por boleto ou cartão de crédito através de um endereço na internet com total segurança. O associado recebe em seu e-mail uma mensagem descrevendo os dados da anuidade e com um botão que o redireciona para o endereço na internet de pagamento.

Referente aos eventos realizados pela instituição, o SIG-CIGRE permite o cadastro dos eventos propostos. O cadastro é analisado pela diretoria e, caso aprovado, é divulgado no Portal de Eventos – uma ferramenta desenvolvida para internet que publica todos os eventos criando um site para cada um utilizando as informações cadastradas no SIG-CIGRE. O leitor pode acessar essa ferramenta através do link. Assim, o sistema integrado possibilita a geração automática de sites para cada evento no qual as informações importantes são divulgadas e as inscrições são realizadas. No site, o usuário pode pagar sua inscrição com boleto e cartão de crédito e o processo de pagamento será idêntico ao processo de pagamento da anuidade.

A área financeira é beneficiada com a gestão das Notas Fiscais que são emitidas e canceladas pelo SIG-CIGRE centralizando as tarefas e produzindo um melhor controle sobre as informações. Além disso, um relatório de fluxo de caixa é possível através dos Registros Financeiros que são gerados automaticamente a cada recebimento de anuidade, inscrição em evento ou Patrocínio e pagamento de fornecedores e, também, àqueles gerados manualmente no sistema para registrar contas como condomínio, luz e outras.

Nos próximos meses o CIGRE-Brasil será impactado positivamente com a implantação de todos os módulos descritos e a mudança acontecerá em todos os níveis desde o atendimento aos associados até a gestão da diretoria. Como toda mudança, a implantação do SIG-CIGRE provocará um certo desconforto neste período de transição, mas o resultado será um CIGRE-Brasil ainda mais ágil e eficiente.



CIGRE-Btasil
27/1/2020